Trata-se de um processo técnico científico planejado, que só pode ser realizado por um psicólogo dando subsídios para outros profissionais que necessitam desta avaliação (médicos, psicólogos, pedagogos, recursos humanos, na área de transito entre outros). Neste processo a avaliação psicológica pode ser reconhecida como um processo de coleta de dados, interpretações e estudos que darão um panorama dos fenômenos psicológicos do avaliado, para tanto o psicólogo avaliador poderá usar reconhecidos instrumentos (testes, entrevistas, observação dinâmica e tantas outras) de acordo com sua expertise para gerar a avaliação.

Na avaliação psicológica é possível avaliar personalidade, orientação profissional, memória, funções cognitivas, habilidades para resolução de problemas entre tantas outras.

Orientações para avaliações psicológicas

Para o dia da avaliação traga a solicitação da avaliação. É importante que o cliente esteja descansado, sem o uso de estimulantes como café, chocolate, medicamentos e etc.. De preferência venha com roupas confortáveis e com disponibilidade de horário.