A psicoterapia é o atendimento realizado somente por um psicólogo podendo ser individual, casal ou em grupo com a finalidade de tratar questões emocionais, comportamentais, cognitivas. Podemos chamar de questões emocionais crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, desenvolvimento de habilidades e etc. Questões comportamentais como medo de falar em público, explosões de raiva, timidez, compulsão por comida, bebida ou drogas, etc. As questões cognitivas abarcam pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, fobias entre outras.

Terapia Cognitivo-comportamental individual

A TCC é uma forma de psicoterapia contemporânea efetiva e assertiva. Construiu seu espaço com pesquisas cientificas bem estruturadas em conceitos da psicologia comportamental e cognitiva, ganhando um reconhecimento na área da saúde, educação e bem-estar.

A TCC foi criada por Aaron Beck em 1956 e posteriormente adaptada por pesquisadores do mundo todo, sendo utilizada para inúmeras formas de tratamentos psicológicos.

O tratamento a partir da intervenção cognitiva comportamental, não proporciona somente uma remissão temporária de sintomas, mas sim um aprendizado para manutenção ao longo prazo. Os clientes aprendem a modificar os pensamentos disfuncionais, sentindo-se melhores emocionalmente e, comportando-se de maneira mais produtiva nas suas em sua vida cotidiana, ou seja, a TCC parte do princípio que podemos ter diferentes interpretações de um mesmo fenômeno, e que o que nos afeta não são os acontecimentos em si, mas sim aquilo que interpretamos.

O foco da TCC se baseia nos pensamentos pois eles definem os estados de humor. Por exemplo: Pessoas com raiva pensam a respeito de como foram prejudicadas; pessoas deprimidas pensam em quão infelizes suas vidas se tornaram; pessoas ansiosas veem perigo em toda a parte, e também pensam sempre no momento seguinte. A psicoterapia cognitiva comportamental propõe que a pessoa tenha outros olhares do mesmo evento, assim é possível chegar em novas conclusões, resultado em novos estados de humor e comportamento.

Após um primeiro encontro e um processo de avaliação breve, manejar as emoções, distinguir pensamentos, sentimentos, comportamentos e a própria realidade são os primeiros passos que o cliente da em TCC.

O primeiro passo é entendemos a necessidade, exemplo: área, afetiva, profissional, familiar, saúde entre outras, para assim buscarmos juntos alternativas de superar sua dificuldade de lidar e manejar melhor situações de crise, valorizando seu potencial e suas qualidades.

A TCC é muito efetiva nos casos de Ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, emagrecimento, melhora da qualidade de vida entre outras situações com um diferencial de apresentar resultados rápidos.

Terapia cognitivo-corportamental de grupos

A terapia cognitiva comportamental vem ganhando cada vez mais espaço na atualidade devido sua efetividade em diversos contextos. Existem diversos estudos que demonstram sua efetividade também nos atendimentos em grupos.

Para este atendimento é comum formar grupos com as mesmas metas e objetivos deixando-o com uma certa homogeneidade proporcionando maior interação entre os membros o que gera rápida reemissão de sintomas e resultados a longo prazo a partir das habilidades promovidas neste processo.

Temos diversos grupos em andamento, como o de transtornos alimentares, habilidades sociais, orientação parental, ansiedade entre outros.